O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) recebeu, no final do mês de junho, uma equipe técnica do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) para conhecer o funcionamento dos setores de Finanças, Patrimônio e Almoxarifado.
O presidente do Conselho Geral de Finanças, desembargador Rubens Schulz, acompanhou o grupo. Durante as conversas, os principais assuntos abordados foram finanças e licitações.
O principal interesse da equipe paraense esteve voltado para as boas práticas em licitações e gestão de contratos, além dos processos de elaboração e controle orçamentário.
A dinâmica implementada recentemente no setor pelo Conselho Geral de Finanças surpreendeu os visitantes.
“A troca de experiências entre tribunais, no uso da ferramenta GRP, traz ganhos mútuos.
Recebemos muitas visitas de outros tribunais e, como resultado das reuniões, é possível reavaliarmos alguns processos e fluxos de modo a tornar mais eficientes nossas atividades, desde o cadastramento da demanda por contratação pública até a entrega do objeto contratado”, considerou Schulz.
O GRP é um sistema de computador que permite uma visualização global do negócio, desde o gerenciamento de ativos para o almoxarifado até a análise da distribuição de bens de consumo e cálculos complexos.
As visitas técnicas ao TJSC têm crescido ao longo dos últimos anos por conta dos programas exitosos aqui implementados, como o Lar Legal e o Novos Caminhos, tidos como referência para outros tribunais, que já começam a adotá-los em seus estados.
Inteligência artificial e novas tecnologias, segurança e inteligência, celeridade na tramitação de processos – muitas são as áreas consideradas modelo e visitadas por equipes de TJ de outras unidades federais.