Para a advogada Maria Conceição da Hora Gonçalves, os profissionais do Direito devem estar cada vez mais atentos com a maneira como se colocam no mercado de trabalho. A mais comum é exatamente aquela que oferece mais liberdade e flexibilidade na carreira, abrir o próprio escritório de advocacia, por exemplo. No entanto, você sabia que existem algumas restrições em relação ao tipo de divulgação do trabalho nessa área?
Se você ainda não conhece, a área da advocacia apresenta algumas restrições quanto ao tipo de marketing que pode ser realizado para a divulgação dos trabalho. Isso acontece pois a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – enxerga que a advocacia não deve se tornar mercadológica. Para isso, é preciso tomar cuidado com o posicionamento nas redes sociais. Continue lendo para saber mais sobre esse tema!
Advocacia vs. redes sociais
Atualmente, é muito comum que os profissionais de todas as áreas busquem divulgar o seu negócio através da produção de conteúdo nas redes sociais. Isso acontece pois, com o crescimento desses meios de comunicação, é muito mais simples captar clientes através da demonstração de seu trabalho a partir das redes sociais. No entanto, para quem é profissional do Direito, as regras podem ser diferentes das outras áreas.
De acordo com a advogada de sucesso, Dra. Maria Conceição da Hora Gonçalves Coelho, as redes sociais são um ótimo lugar para que os advogados que optaram por empreender com seu próprio escritório possam marcar presença nesse universo tão vasto que é o mundo digital. Mas, para que isso seja possível e o profissional tenha sucesso sem arrumar problemas, é preciso seguir alguns pontos muito importantes.
Devido às limitações em relação ao tipo de conteúdo que um advogado pode produzir para alimentar as suas redes sociais, não é qualquer tipo de coisa que pode ser publicada. Afinal, ninguém quer ter problemas com a OAB, não é mesmo? No entanto, a advogada Maria Conceição da Hora Gonçalves acredita que é possível realizar a divulgação de forma educativa e informativa, sem transformar a profissão em um comércio.
Dessa maneira, os advogados que resolveram marcar presença nas mídias digitais, podem produzir conteúdo sobre Direito e, mais especificamente sobre a sua área, ao invés de realizar propagandas tendo a finalidade de captar clientes. Segundo a Dra. Maria Conceição da Hora Gonçalves Coelho, essa é uma forma efetiva de compartilhar seus conhecimentos e se posicionar no mercado.
Produzindo conteúdo nas redes
É muito interessante que os advogados produzam conteúdo sobre notícias da área, informando sobre as leis, direitos e deveres das pessoas e até mesmo falando sobre seu campo de atuação específico. Por fim, a Dra. Maria Conceição da Hora Gonçalves comenta que, além do conteúdo postado, é preciso que os profissionais se portem de maneira adequada e sejam respeitosos com suas imagens nas redes.