Com um lineup de tirar o fôlego, o Primavera Sound fez a sua estreia no Brasil em novembro de 2022. O entusiasta do mundo da música, Marcelo Madureira Montroni, neste artigo, conta um pouco mais sobre a experiência de um novo festival de música que reuniu pessoas do país inteiro em São Paulo. Será o fim do Lollapalooza? Continue lendo para saber mais!
Os festivais de música
Não importa o gênero da música, os festivais são responsáveis por arrastar milhares de pessoas que desejam ter momentos inesquecíveis ao som de música boa e de seus artistas favoritos. De acordo com Marcelo Madureira Montroni, este tipo de evento tem a sua parcela de responsabilidade quanto à movimentação da economia no país. Isso porque, diversas pessoas saem de seus estados, procuram por serviços de hotel, realizam passeios turísticos, fomentando o cenário econômico.
Além disso, ir a um festival de música sempre é uma boa pedida para quem quer conhecer gente nova e aumentar suas relações sociais. Um dos motivos pelos quais isso acontece, é a afinidade gerada através dos gostos em comum. Logo, não é difícil encontrar pessoas que saem dos shows com um novo grupo de amigos e mais do que isso, alguns até se apaixonam e vivem histórias de cinema.
Os festivais de música alternativa no Brasil
Quando falamos de festival de música alternativa no Brasil, o primeiro evento que nos vem à mente é o Lollapalooza. A primeira edição do festival em território nacional aconteceu no ano de 2012. Porém, Marcelo Madureira Montroni explica que o formato era um tanto quanto diferente do que conhecemos hoje, com menos palcos e um dia a menos na programação dos shows. Dessa forma, o queridinho dos shows internacionais no país se tornou tradição para muitos amantes da música.
O Primavera Sound
Segundo Marcelo Madureira Montroni, o Primavera Sound, apelidado de “Primas”, surgiu no ano de 2001 na Espanha, mais precisamente, na cidade de Barcelona. O festival é celebrado durante três dias e reúne artistas de diferentes gêneros musicais. O grande diferencial dessa festa é a opção de acompanhar os shows sentado na grama. Algumas pessoas aproveitam esse momento para realizar piqueniques e socializar com o restante do público presente.
A primeira edição do Primavera Sound
Neste ano de 2022, o Primavera Sound fez sua estreia no Brasil. A primeira edição contou com apresentações do rapper Travis Scott, a banda de rock alternativo Arctic Monkeys e a cantora Bjork, um grande símbolo da música experimental em toda a história da música. Além disso, o público também aproveitou shows de artistas nacionais como, por exemplo, Liniker, Luccas Carlos e Giovani Cidreira.
É o fim do Lollapalooza?
Para Marcelo Madureira Montroni, o Lollapalooza ainda deverá investir em edições futuras, entretanto, é inegável que a preferência pelo festival ficou bastante abalada depois da experiência proporcionada pelo Primavera Sound. O evento se mostrou extremamente organizado, e a sua curadoria atraiu um público bastante diverso, que curtiu shows de DJ’s até as 2h da manhã.
Marcelo Madureira Montroni acredita que esse é só o início de diversos outros festivais que colocarão o Brasil em sua rota.