Para a empreendedora e economista Claudia Angelica Martinez, é bastante comum que algumas mulheres empreendedoras cometam erros logo no início da carreira, porém, qualquer forma de evitá-los é sempre bem-vinda, já que dessa forma, seria muito mais simples ficar um passo à frente em uma longa jornada de grandes desafios, você não acha?
E é justamente por essa razão que escrevemos esse artigo, para demonstrar para essas mulheres que estão ingressando na carreira individual, 5 dos erros mais comuns que as empreendedoras cometem, a fim de dar a elas uma luz no fim do túnel, pois desta forma, não haverá qualquer equívoco na hora de tomar uma decisão importante. E se você tem interesse nesse tipo de assunto, te convidamos a acompanhar todos os tópicos a seguir!
- Deixar a vergonha dominar
Conforme explica a empresária Claudia Martinez, o primeiro erro cometido por muitas mulheres logo no início da carreira é ter medo do que vai acontecer, e por causa disso, preferem não arriscar. Contudo, sabemos que quem não arrisca não petisca, ou seja, para conseguir se dar bem futuramente, é preciso evitar que a vergonha domine as suas ações.
- Não possuir planejamento estratégico
Outro erro bastante comum é a falta de um planejamento estratégico para levar nas próximas etapas da sua carreira. É comum que as pessoas façam as coisas por impulso, e consiga algo em troca, porém, após um certo tempo, a falta de recursos e estratégias fará com que ocorra um retrocesso de algumas etapas, por isso, não deixe de se planejar a curto, médio e longo prazo.
- Não saber cobrar pela sua mão de obra
Além disso, conforme explica a economista Claudia Angelica Martinez, outra falha ocorre quando a pessoa não sabe cobrar pela própria mão de obra, e acaba distribuindo os preços mais baixos do mercado. Por essa razão, é imprescindível identificar o ramo de atuação, e criar uma média de preços e valores para facilitar todo o trabalho, e não sair prejudicada por ninguém.
- Aceitar qualquer negociação
Vale ressaltar que em boa parte do tempo, algumas empreendedoras ficam com medo do futuro, e por uma leve pressão de terceiros, acabam aceitando qualquer tipo de negociação, entretanto, ao fazer isso, elas acabam saindo no prejuízo, ou pior, perdendo a credibilidade de vendas e parcerias. Sendo assim, pense bem antes de fechar contrato com alguém sem identificar os prós e contras.
- Esquecer de investir em conhecimento
Bom, é claro que deixariamos o pior equívoco ao final, pois ainda que não pareça, esse é o mais recorrente: esquecer de investir em conhecimento. A verdade é que qualquer mulher que queira ser uma empreendedora de sucesso não pode deixar de buscar, todos os dias, as informações necessárias sobre a sua área, pois conforme pontua a empresária e economista Claudia Angelica Martinez, é somente através do conhecimento que o sucesso chegará de maneira rápida.