Segundo o ministério da saúde, mais de 30% das mortes no Brasil são causadas por problemas cardíacos. Para o Doutor e Gestor José Admirço Lima Filho, isso ocorre por causa dos maus hábitos e falta de informações sobre medidas simples que podem proteger um dos órgãos vitais do ser humano. Ficou curioso para saber quais são esses hábitos? Continue lendo:
A importância do coração
O coração é um dos mais importantes órgãos do corpo humano. Formado por músculos que fazem parte do sistema cardiovascular, ele é responsável por transportar o sangue para todo o organismo. Por meio de contrações, o bombeamento do sangue é responsável por levar nutrientes e oxigênio para as células.
Ou seja, caso haja algo de errado com o órgão, o corpo inteiro sofrerá com as consequências, conta o Dr. José Admirço Lima Filho. Portanto, cuidar do coração é de extrema importância para garantir uma vida mais saudável.
Cuidados com o coração
Como mencionado pelo Dr. José Admirço Lima Filho, simples medidas farão você evitar doenças cardiovasculares que podem levar ao óbito. A seguir, veja o que fazer e o que evitar para manter seu coração saudável.
Evite fumar
Não é segredo para ninguém que o cigarro é o causador de muitas doenças, não é?! No caso do coração, o hábito de fumar também pode causar danos irreversíveis como obstrução dos vasos sanguíneos e outros problemas na artéria coronária. Segundo o Dr. José Admirço Lima Filho, um ano depois de abandonar o cigarro, o risco de desenvolver doença cardíaca reduz pela metade.
Se alimente bem
A alimentação é um fator que envolve a saúde de todos os órgãos, não tem jeito, comer bem faz total diferença no dia a dia de crianças e adultos. Entretanto, por mais que isso seja de conhecimento de todos, ainda é muito importante reforçar que alimentos balanceados, com grande teor de gordura, ultraprocessados e embutidos podem causar infartos e outros problemas cardiovasculares.
A dica aqui é dar preferência para alimentos como queijo branco, com menos gordura, peixes, aves e grãos podem salvar seu coração de um colapso, conta o Dr. José Admirço Lima Filho.
Durma bem
Essa medida é principalmente para os mais jovens. Dormir é muito importante para qualquer idade, inclusive para quem está em fase de desenvolvimento, além de fortalecer o sistema imunológico, uma boa noite de sono é um dos principais aliados do coração saudável. Por isso, evite bebidas com cafeína antes de se deitar, desligue os aparelhos eletrônicos e procure dormir nos mesmos horários, reitera o Dr. José Admirço Lima Filho.