A temporada do frio está se aproximando cada vez mais, e por isso a Nutri Allana Ferreira apresenta dicas de como se exercitar nesta época. Muitas vezes, junto da nova estação, pode chegar aquela famosa preguiça e desânimos bem comuns, afinal, muitas vezes o desejo é de conforto e aquecimento.
No entanto, a nutricionista Allana Ferreira do Valle afirma que é preciso buscar realizar atividades físicas em qualquer época do ano, de forma que o organismo esteja em constante movimento e resistência e, dessa maneira, cada vez mais saudável. Se você se interessa pelo assunto e deseja saber mais dicas de exercícios para praticar no frio, acompanhe este artigo.
A importância do exercício físico no frio
Ao contrário do que muitos podem pensar, o corpo humano desempenha muito bem diversas atividades nas épocas frias. É muito importante procurar realizar movimentos diários, pois a atividade física além de manter os músculos ativos e o coração saudável, também é uma ótima maneira de se aquecer, uma vez que, ao movimentar-se, o corpo humano gera calor.
Além disso, a nutricionista Allana Ferreira do Valle, de Cascavel/PR, afirma que é muito comum consumirmos mais refeições nos períodos frios. Quem nunca ouviu aquela famosa frase “no inverno sentimos mais fome”? Ela não deixa de ser totalmente verdade, uma vez que no frio o organismo aumenta sua circulação sanguínea para se manter aquecido, fazendo a fome atacar. Por esse motivo, é ainda mais importante manter o ritmo de exercícios sempre em dia para que o corpo se mantenha em equilíbrio e ainda realize gastos calóricos.
Veja a seguir algumas dicas que a Nutri Allana Ferreira garante serem ótimas para animar seus dias mais frios:
- Procure por exercícios que possam ser feitos dentro de casa ou em lugares mais fechados, como Yoga, Pilates e até mesmo ginástica e musculação em academias.
- A natação e hidroginástica podem ser uma ótima opção para as estações frias. Além de contribuir para um melhor desempenho da respiração – que pode ser afetada por sintomas comuns do inverno – muitas academias oferecem a opção de piscinas aquecidas, sendo possível realizar atividades intensas e produtivas, mas na água
morninha e longe do frio. Atrativo, não é mesmo?
- Artes marciais. Muitas academias com ambientes fechados oferecem diversos estilos de lutas, que só trazem benefícios físicos além de serem benéficas como defesa pessoal. Atividades como Judô, Karatê e Muay Thai desempenham alto gasto calórico e movimentação corporal.
No entanto, lembre-se:
O mais importante de tudo, aponta a nutricionista Allana Ferreira, é realizar ao menos um aquecimento a partir dos alongamentos. O alongamento é essencial antes e depois de qualquer atividade física mas, caso o frio te impossibilite completamente para realizar atividades como as descritas acima, o alongamento dos membros e músculos já produz um grande diferencial para uma vida saudável enquanto o frio não passa, e o melhor de tudo é que pode ser realizado até mesmo dentro do próprio quarto.
Se você procura por hábitos mais saudáveis, principalmente nas épocas frias, não deixe de seguir essas e outras dicas!