Cozinhar para você ainda é somente uma obrigação? Para o empresário e exímio cozinheiro Sergio Wilfrido Vasques Benitez, cozinhar é mais do que uma necessidade básica, é diversão, terapia e também uma grande escola. Ao executar atividades na cozinha, muitas lições são aprendidas, estas servem para adultos, mas também para as crianças.
Você sabia que levar o pequeno para a cozinha e fazer com que ele participe do processo de cozinhar é um excelente modo de formação infantil? O empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez esclarece que, com cuidado, carinho e paciência, é possível que tanto as crianças quanto os adultos tirem bons proveitos do momento.
Confira, a seguir, as principais lições que seu filho pode aprender na cozinha ao preparar diferentes pratos com você:
- Valorizar a comida
Ao auxiliarem no preparo das refeições, os pequenos aprendem a reconhecer o trabalho que existe por trás de tudo que chega à mesa. O amante de culinária Sergio Wilfrido Vasques Benitez acredita ainda que, durante o preparo, é possível que as crianças aprendam sobre a transformação dos ingredientes básicos, sobre a valorização dos alimentos e, principalmente, melhorem os hábitos alimentares.
- Sensação de importância
Sabe o orgulho de realizar algo com as próprias mãos? As crianças também ficam contentes ao fazerem algo do zero e conquistarem resultados satisfatórios, criar esse hábito de cozinhar com a criança a ensina a ter independência, melhorar a coordenação motora e, ainda por cima, de sentir orgulho de seus pequenos passos.
- Criação de bons momentos em família
Como dito anteriormente, cozinhar não é apenas uma obrigação. Na visão do empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez, cozinhar pode ser sinônimo de bons momentos e diversão, principalmente quando compartilhados com aqueles que amamos, por isso, ao cozinhar em família, haverá um fortalecimento do laço e uma criação de memórias conjuntas.
- Reconhecer a recompensa do tempo
Todo trabalho longo e desafiador envolve boas recompensas, cozinhar também é assim. O cozinheiro de mão cheia, Sergio Wilfrido Vasques Benitez, pensa que, ao preparar uma longa receita com a criança, o responsável estará ensinando que tempo e paciência são fundamentais para receber boas recompensas no futuro.
- Aprimorar os sentidos
No parecer de Sergio Wilfrido Vasques Benitez, cozinhar também é uma maneira de ampliar, estimular e explorar os cinco sentidos da criança, mais do que o paladar envolvido pelo sabor, a criança poderá explorar o cheiro dos ingredientes e dos preparos, o tato e a visão para preparar, com criatividade, diferentes pratos.
- Encarar desafios e derrotas
Por fim, cozinhar também ensina às crianças sobre a importância de superar desafios, uma receita complexa e demorada pode render bons aprendizados sobre a necessidade de encarar os desafios para conquistar o que se almeja. Além disso, possíveis erros durante o preparo ou no resultado final, algo que pode acontecer, também ensinam que as falhas acontecem, mas que essas não devem ser determinantes para desistir daquilo que gosta ou quer fazer.