Você já escutou falar sobre esse tipo de taxa? O investidor Valdir Piran acredita que essa taxa é muito utilizada por investidores que investem em renda fixa, isso porque é usada em diversos títulos e ativos, sendo de fundamental importância nesse mercado. Pensando nisso e nas oportunidades que podem ser abertas com o conhecimento sobre sua funcionalidade, siga a leitura do artigo até o final e compreenda como funciona a taxa DI.
De ínicio é importante entendermos o que é depósito interbancário. Também chamado de depósito interfinanceiro, trata-se de um negócio/operação estabelecida entre instituições financeiras, logo pode ser considerada um título privado de renda fixa que auxilia no processo de fechamento de caixa dos bancos. Assim, de forma resumida a taxa DI engloba então os juros pagos pelos bancos, quando este realizam empréstimos entre si.
Taxa DI
É importante que você saiba que todos os bancos precisam fechar o caixa com um saldo positivo, sendo uma norma estabelecida pelo Banco Central, de modo a evitar riscos no sistema financeiro. Como entende o presidente do Grupo Piran, Valdir Piran, os empréstimos entre essas instituições são realizados em sua maioria para evitar que os seus saldos de caixas fiquem negativos, assim entra o papel da taxa de depósito interbancário.
Caso você não saiba, para que as operações interbancárias sejam feitas com prontidão e segurança, são feitas utilizando o Certificado de Deposíto Interbancário (CDI), e assim como qualquer empréstimo, há uma taxa e neste caso ela é chamada de taxa DI. Em outras palavras, como pensa o investidor Valdir Piran, essa taxa serve como um parâmetro para realizar as mais variadas aplicações financeiras, logo é uma referencia de rentabilidade.
Para que serve?
Como citado anteriormente, serve para manter os fluxos de caixa no azul, mas há outra função atrelada a essa taxa DI? Sabemos então que essa taxa nasce a partir da soma de empréstimos realizada entre as instituições bancárias, todavia, também é usada como referência de rentabilidade para os ativos de renda fixa, sendo um indicador muito fiel para garantir que as instituições mantenham seus lucros e condições adequadas.
Agora você deve estar se perguntando como ela é definida. Basicamente, como entende o empresário Valdir Piran, a metodologia para apuração da taxa DI, funciona da seguinte forma: Leva-se em consideração o número de operações elegíveis para o cálculo da TI se for igual ou superior a 100 e a somatória dos volumes das operações para o cálculo da TI, caso seja um valor igual ou superior a R$30 bilhões.