O mercado de criptomoedas é complexo e pode confundir a cabeça de muita gente – isso é, certamente, um fato! Por essa razão, o empresário Marcio Alaor de Araujo acredita que antes de se investir neste mercado, especialmente quando o assunto é bitcoin, deve-se buscar e entender o maior número de informações possíveis.
Desse modo, Marcio Alaor de Araujo comenta que algo muito importante para se ter em vista no mercado de criptos, é o famoso conceito de mineração, que é uma atividade bastante lucrativa. Sendo assim, se você quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler este artigo até o final.
Entendendo o que é mineração de bitcoins
Em primeiro lugar, a mineração de bitcoins nada mais é que o processo de criação de novas moedas, para que as mesmas entrem em circulação. Mas, para além disso, Marcio Alaor de Araujo explica que esse processo mantém seguro o blockchain, o banco de dados que armazena e registra as informações sobre transações do criotoativo.
Os responsáveis por esse processo não seriam ninguém senão os mineradores, que verificam a validade de informações adicionadas a cada novo bloco da cadeia no blockchain. Na prática, Marcio Alaor de Araujo explica que essas pessoas é que validam se as transações ocorridas com o bitcoin aconteceram da maneira que deveriam acontecer.
Quem pode fazer a mineração de bitcoins?
A resposta para essa questão é bastante objetiva e simples: qualquer um. Marcio Alaor de Araujo comenta que o motivo para isso é que o processo de validação de transações funciona quase como uma competição, de maneira a demandar sorte e velocidade dos mineradores.
Por essa razão, é necessário possuir computadores com uma excelente memória RAM, ou seja, com uma boa capacidade de processamento, bem como mantê-los refrigerados, uma vez que o superaquecimento pode favorecer na perda da “competição”. Além disso, explica Marcio Alaor de Araujo, por fim, se a recompensa, em bitcoins, para quem fizer as validações primeiro, não forem suficientes para suprir os gastos com energia que esse processo demanda, o empresário acredita que não é, então, uma prática tão vantajosa assim.