O empreendedorismo possui diversos segmentos, baseados tanto no perfil do empreendedor como no foco de suas ações. O empresário Marco Antonio Carbonari comenta uma forma de empreendedorismo que vem, cada vez mais, ganhando forças na sociedade: o empreendedorismo social.
Ele consiste basicamente na formação de negócios que buscam impactos de melhoria na sociedade. Marco Antonio Carbonari comenta que essas empresas existem com intuito de gerar mudanças e melhorias na realidade de pessoas ou em comunidades vulneráveis. Sua atuação é feita através de capacitação, oferta de empregos, oportunidades de tratamentos de saúde, ações de melhoria e preservação ambiental, entre outros.
Além disso, Marco Antonio Carbonari ressalta que essas empresas não necessariamente necessitam de doações e fundos para sobreviverem, uma vez que se tratam de empresas com produtos ou prestações de serviços. Seu diferencial está no objetivo central que não consiste no lucro e sim na mudança e realização de atividades que agreguem no meio social.
O empresário comenta ainda que, diferente de empresas que realizam ações beneficentes e sociais em períodos pontuais, o empreendedorismo social possui o caráter de promoção dessas ações constantemente. Desse modo, sua atuação é incessante e bem estruturada para garantir eficácia ativa.
Marco Antonio Carbonari reforça que o surgimento dessas empresas se deu pela necessidade de suprir problemas sociais que não eram cobertos pelo Estado. Esses modelos de negócios dedicam sua atenção para ações sociais que implementam atividades de responsabilidade da sociedade.
Desse modo, suas ações resultam em projetos que atendem às demandas da sociedade, melhorando as condições de vida dos indivíduos, contribuindo ativamente para o bem-estar social e na preservação ambiental. Além disso, Marco Antonio Carbonari reforça que essas instituições são destaque por atuarem com inovações unindo tecnologia e projetos sociais devido aos avanços e expansão da tecnologia e sua atuação nos diversos meios.