As pirâmides financeiras são um modelo de negócio que lucram sem real comercialização de produtos ou serviços, e sim com recrutamento e inclusão de novos participantes. O especialista financeiro, Marcio Alaor de Araújo, esclarece que essa prática é ilegal no Brasil e é classificada como crime contra a economia popular.
Esses negócios se beneficiam através da prática ilícita de especulações ou fraudes e, para isso, utilizam empresas como modo de disfarçar a fraude e conseguir atrair clientes. Por isso, Marcio Alaor de Araújo alerta que os investidores devem estar atentos aos processos e informações das empresas antes de procurarem investir dinheiro e se colocarem em situações de risco.
O primeiro ponto de atenção dos investidores deve estar ligado à promessa do negócio: os esquemas de pirâmide financeira costumam prometer lucros exorbitantes e ganhos fáceis. Outro ponto de alerta indicado por Marcio Alaor de Araújo é o resultado extra por meio da indicação de novos clientes e vendedores, esse ponto é fundamental porque, como dito anteriormente, deve-se ter claro qual o produto que está sendo comercializado pela empresa.
Marcio Alaor de Araújo ressalta também que os investidores devem procurar informações sobre as empresas. Quanto mais difícil for localizar dados da empresa desconhecida, maior a chance de estar caindo num possível golpe, isso porque o CNPJ dessa empresa está sendo usado apenas para disfarçar o esquema de fraude.
Por isso, estar atento a esses sinais é fundamental para evitar entrar em esquemas fraudulentos. Marcio Alaor de Araújo reforça que, muitas vezes, as pessoas somente percebem que estão numa possível golpe quando o negócio se torna insustentável, sem a entrada de novos clientes ou vendedores não há recursos a serem distribuídos para aqueles que já estão no esquema de pirâmide.
Através dessa insustentabilidade, o sistema entra em colapso e prejudica todos que foram envolvidos no processo. O empresário Marcio Alaor de Araújo ressalta que, antes de investir e entrar em um negócio, é essencial pesquisar a empresa, saber seus processos e desconfiar quando há promessas de ganhos acima da média dos índices de rentabilidade do mercado financeiro.